quinta-feira, 8 de maio de 2008

MAU HUMOR CRÔNICO


Há cinqüenta anos, era praticamente impossível sair de casa sem conversar com alguém, cumprimentar o vizinho, receber um “bom dia” ou uma gentileza.

Infelizmente, faz tempo que isso mudou. Quem nunca desceu mudo no elevador mesmo acompanhado? Ou esqueceu de dizer “obrigado” para o balconista da farmácia que ajudou na escolha de um produto? Estamos sempre a mil por hora, atrasados, ocupados, estressados. E isso se reflete na relação que temos com a sociedade e também em nossa saúde.

Acordar de mau humor é uma coisa, mas permanecer dias e dias de “cara amarrada” pode ser sintoma de uma doença.

A distimia é um problema crônico que afeta o humor, causando irritabilidade extrema, ataques de raiva e melancolia. E daí para a depressão é um pulo. Porque o comportamento agressivo e tristonho de quem desenvolve a doença afasta as pessoas e faz com que o portador se isole ainda mais.

Os motivos podem ser os mais variados: demissão, desilusões amorosas, perda de entes queridos, dívidas... Às vezes, basta uma palavra mal colocada para desencadear reações extremas. E as conseqüências vão além dos problemas sociais causados ao indivíduo.

A distimia influencia no envelhecimento precoce da pele, pois a musculatura sempre contraída acelera o processo de formação de radicais livres. Quem vive de mau humor acaba parecendo mais velho do que realmente é, pois as rugas se acentuam, o cabelo pode começar a cair e a postura tende a ficar “caída” e triste.

Portanto, o melhor a fazer é sorrir para a vida e enfrentar os problemas de cabeça erguida.

Um comentário:

Unknown disse...

Achei ótimo vc colocar sobre a distimia, pois as pessoas hj em dia comno andam sempre atarefadas e com uma vida corriqueira, nao percebem que isso possa causar doencas e essas doencas atingirem indiretamente pessoas que nao têm nada haver, como pessoas que trabalham com publico, que levam desaforos para casa de outras pessoas sem ter culpa ou por causa de uma doenca que já se tornou "companheira" de nossa sociedade.