domingo, 27 de abril de 2008

RESILIÊNCIA

Resiliência. Você conhece esta palavra? Ela significa, entre outras definições do dicionário, poder de recuperação ou propriedade de acumular energia quando estamos estressados para voltar ao estado original sem qualquer deformação. Pois é: vem contando pontos como competência humana a habilidade do elástico, ou da vara do salto em altura, aquela que enverga no limite máximo sem quebrar, volta com tudo e lança o atleta para o alto.
As Ciências Humanas estão sempre tomando emprestado das Exatas, termos e conceitos. A última novidade vem da Física e atende pelo nome de resiliência. Significa resistência ao choque ou a propriedade pela qual a energia potencial armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão incidente sobre o mesmo.
Em Humanas, a resiliência passou a designar a capacidade de se resistir flexivelmente à adversidade, utilizando-a para o desenvolvimento pessoal, profissional e social. Traduzindo isso através de um dito popular, é “fazer de cada limão, ou seja, de cada contrariedade que a vida nos apresenta, uma limonada”, saborosa, refrescante e agradável.
A resiliência é caracterizada por um conjunto de atitudes adotadas pelo ser humano para resistir aos embates da vida. O termo vem de uma propriedade da Física sobre a capacidade que os corpos têm de voltar à sua forma original, depois de submetidos a um esforço intenso. Fazer a transposição da Física para a Psicologia é possível porque, aplicado aos seres humanos, o conceito se destaca exatamente pela capacidade do indivíduo dar a volta por cima das situações de risco e voltar TRANSFORMADO, crescendo com a experiência.

A VANTAGEM, SE EXISTE ALGUMA, EM ESTAR NO FUNDO DO POÇO É QUE QUALQUER MOVIMENTO LEVA-NOS PARA CIMA.

2 comentários:

jana disse...

Amigaaa,agora colega de blog.Estou adorando os assuntos abordados no seu blog.Se quiser passa no meu que e bem light.Um passatempo mesmo.E a continuação de um outro qu e tinha no weblogger.Agora estou "apanhando" para decifrar os codigos do blogger,mas estou cada dia descobrindo algo Se precisar estou aqui sempre
beijusssssssssssymruv

jana disse...

http://arevoltadasimagens2.blogspot.com/ Meu blog tenhos outros depois te mando endereço.Um inclusive e de um brecho on-line tao em moda na net hoje em dia.Amei a palavra quer dizer o palavrao RESILIENCIA!!rs
Meu teclado nao digita acentos rs rs