segunda-feira, 28 de abril de 2008

BEM-ESTAR E AUTO-ESTIMA

A busca pela felicidade já virou tema de filmes, livros de auto-ajuda (ou não), peças de teatro e seriados de TV. No mundo contemporâneo, ser feliz parece tarefa impossível. Basta abrir os jornais para ver desgraças, problemas políticos e tragédias inexplicáveis que tiram o bom humor de qualquer pessoa.

O problema é quando ficamos focados apenas nas coisas ruins e deixamos de apreciar o que há de melhor na vida: os bons momentos. Alimentar-se bem, praticar exercícios, arrumar um tempo para o lazer, ficar sem fazer nada de vez em quando, dormir até tarde no dia de folga ou passear com os amigos faz parte de uma rotina feliz.

O bem-estar de dentro para fora é importante para a saúde mental e física, além de ajudar a refletir positividade para as pessoas ao seu redor. Uma auto-estima alta começa com a preocupação de cuidar de si mesmo e batalhar para alcançar os objetivos da melhor maneira possível. Quando achamos que não somos capazes, abrimos espaço para que outras pessoas questionem nossa capacidade.

O fato de conseguir reunir pessoas queridas, como familiares e amigos, deve ser motivo de felicidade. Valorizar os parentes e conservar os amigos é algo que se constrói a cada dia. Para isso, é preciso estar receptivo, ser capaz de olhar para o outro com mais benevolência e estar disposto a trocar experiências, palavras e gestos.

Trabalhar é tarefa da qual não se pode correr, mas ter momentos de lazer equilibra a vida e torna a rotina menos estressante. Se não gosta de ir ao cinema, alugue um filme em casa e deixa a mente viajar por duas horas que seja. Se dançar faz sua cabeça, procure um lugar bacana e uma companhia agradável e se deixe levar pela música. Ler, escrever, cantar, caminhar, pintar, costurar, pedalar, namorar... Deixe esses verbos entrarem na sua vida para deixá-la mais prazerosa.

Nenhum comentário: